quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

WORLD CUP 2014: BRAZIL REHEARSES BAD DEBT IN THE FIFA AND IN THE WORLD II

COPA 2014: BRASIL ENSAIA UM CALOTE NA FIFA E NO MUNDO

As promessas e garantias do governo e de dirigentes do futebol foram muitas para conquistar a FIFA e seus dirigentes para que o Brasil fosse sede da Copa, mas, aos poucos o conto de fadas está sendo desmanchado. Basta verificar o que disseram e o que está acontecendo agora em 2013, ano da Copa da Confederações e o que disseram antes:

(...) O ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira, disse: "Nós somos uma nação civilizada, uma nação que está passando por uma fase excelente e temos tudo preparado para receber adequadamente a honra de organizar uma excelente Copa do Mundo." (...)
(...) A Copa de 2014 permitirá ao Brasil ter uma infra-estrutura moderna", disse Teixeira. "Em termos sociais será muito benéfico. Nosso objetivo é tornar o Brasil mais visível nas arenas globais", acrescentou. "A Copa do Mundo vai muito além de um mero evento esportivo. Vai ser uma ferramenta interessante para promover uma transformação social." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014)

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu que as obras dos estádios e de mobilidade urbana estão dentro do cronograma previsto e vão ficar prontas para a Copa de 2014. O ministro participou, em Brasília, de um seminário, promovido pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, para discutir mobilidade urbana e sustentabilidade. "Nós controlamos diariamente o andamento das obras dos estádios, das obras de mobilidade urbana, dos aeroportos. Nós achamos que elas são compatíveis com o cronograma previsto", afirma o ministro.
http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/ULTIMAS-NOTICIAS/426097-COPA-DE-2014:-MINISTRO-ASSEGURA-QUE-OBRAS-ESTAO-DENTRO-DO-CRONOGRAMA.html


"Sem dúvida nenhuma, nós vamos concluir todas essas obras até o final de 2013…". A afirmação foi feita pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino, ao falar no programa Bom Dia Ministro desta quinta-feira (7), transmitido pela Rádio Nacional, em Brasília, sobre os sete novos terminais que serão construídos no país.  http://tribunadonorte.com.br/noticia/ministro-assegura-que-obras-no-porto-de-natal-serao-concluidas-antes-da-copa/188070



O governo federal garante que mais de 80% das obras de mobilidade urbana e de infraestrutura nos aeroportos, estádios e portos – consideradas vitais para a realização do evento – ficarão prontas até 2013, antes do previsto. As informações foram repassadas à imprensa durante uma coletiva no Ministério do Esporte, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (23).

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB), declarou hoje (22) que todas as obras para a Copa do Mundo 2014, no Brasil, estarão prontas no tempo previsto. “Todas as providências foram adotadas quando Lula assinou 11 compromissos perante a Fifa (Federação Internacional de Futebol). Portanto, o Brasil acolhe com grande entusiasmo e com grande alegria a Copa do Mundo, com a consciência segura de que vamos ter uma grande Copa do Mundo, tanto fora quanto dentro das quatro linhas”, garante Aldo.

http://www.vermelho.org.br/especiais/noticia.php?id_noticia=171720&id_secao=1


Como está o andamento da obras atualmente:


A situação é mais preocupante em mobilidade urbana: 45% dos 51 projetos previstos ainda não saíram do papel, ou seja, estão com licitação concluída (aguardando o início das obras), licitação em andamento ou ainda na fase de elaboração dos projetos. No entanto, o governo assegura que 80% dos empreendimentos estarão concluídos até dezembro do próximo ano.
http://www.cnt.org.br/Paginas/Agencia_Noticia.aspx?n=8270

Sobre as demoras nas obras, Rebelo garantiu que pelo menos os estádios estão todos dentro do prazo programado, mas não pôde dizer o mesmo sobre infraestruturas de transporte, alojamento e logística.

"Realizamos um acompanhamento rigoroso das obras nos estádios para que se mantenham dentro do calendário. A maioria está adiantada. Inclusive o estádio de Porto Alegre, com obras paralisadas há três meses, está antecipado em relação ao calendário. Não há problema com os estádios", disse.

O ministro assegurou que o Governo tem uma lista de 52 obras de infraestrutura com as quais se comprometeu e disse que pelo menos 40 delas serão concluídas antes do final de 2013.

"Faremos um esforço para que todas estejam prontas antes do começo da Copa. Temos condições de concluí-las", assegurou Rebelo, ao advertir que algumas estão atrasadas porque ainda dependem de licenças ambientais e urbanísticas.



O governo federal adiou a previsão de entrega de quase metade das obras da Copa do Mundo de 2014 nos últimos dias do ano passado. Após fazer um balanço sobre o andamento dos projetos necessários para a realização do Mundial, a data para a conclusão de 50 das 102 construções ou reformas programadas estarem prontas até o início do torneio foi atrasada.
Em Porto Alegre, por exemplo, dez das 14 obras programadas para a Copa tiveram sua entrega adiada –todas elas de mobilidade urbana. Situação semelhante aconteceu em Curitiba. Das 12 obras previstas, oito tiveram sua data de entrega alterada. Todas elas são para melhoria no transporte da capital paranaense.
Em Brasília, das cinco obras previstas, três tiveram sua entrega adiada. Inclui-se nesta lista o Estádio Nacional Mané Garrincha, que custará mais de R$ 1 bilhão. A arena deveria ter sido entregue no final de 2012. (...)
Analisando as falas de nossas autoridades fazendo compromisso antes, durante e depois para assegurar a manutenção do mundial no Brasil, ainda vamos ver milhares de notícias semelhantes a estes pequenos fragmentos falando da nossa incompetencia de gerenciar e honrar palavras. É claro que para as empreiteiras quanto mais demorar melhor. Pena que a conta cai no bolso de cada cidadão. Isso porque o mundo em crise, cortes no orçamento são feitos, mas da copa mesmo com seus contratempos permanecem para que o governo não passe uma vergonha maior. Espero que o secretário geral da FIFA não dê um "chute em nosso traseiro" como prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.