quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

STREET OF PEOPLE?

RUAS DO POVO?

Em matéria do Tribuna do Jurua de 2011 foi publicado:

Está mais do que provado que a pavimentação de ruas com tijolos sai mais em conta, tem mais duração e ainda gera mais empregos do que a pavimentação asfáltica. Pensando nisso, e também na pressa em melhorar a infraestrutura da cidade, a Prefeitura de Manoel Urbano agilizou junto com o Governo do Estado, a conclusão da construção de mais dois fornos para a Cerâmica Municipal. (Adaptado de http://www.tribunadojurua.com.br/ceramica-estruturada-vai-facilitar-recuperacao-de-ruas-em-manoel-urbano/)


Tenho que concordar com o prefeito de Manoel Urbano em gênero, grau e número. Em todas as ruas de tijolos que já andei nas regionais do estado, são as únicas que de fato prestam. É lamentável que o governo tenha optado em sua grande maioria pelo pavimento de asfalto. Esta foto representa casos isolados em Rio Branco e nos municípios do interior. Quem dera que a gente tivesse "ruas do povo de verdade."
O governo perdeu a grande oportunidade de ser lembrado por muitas décadas até que um dia o intemperismo destruísse o calçamento. Ao contrário, pode em poucos anos ouvir chavões do tipo: Ruas do povo? Que rua? Aquela porcaria?
Fico indignado com os governantes que se apropriam do sentimento das pessoas em benefício do pseudo "governo bonzinho." Fica aquela coisa: “Melhor uma rua de asfalto mal feita do que nada.” Se o povo merece uma rua que enruga e se deteriora em pouco tempo, qual é mesmo o valor do povo na mentalidade de nossas autoridades?
É pena que o próprio povo com tantos anos de desamparo, aceita qualquer iniciativa que fique melhor do que o que estava, ainda que  de péssima qualidade com dinheiro público.
Mas, embora tendo carro, não tenho problemas nenhum de trafegar em ruas secundárias de tijolos. Nem contra o asfaltamento da via principal do bairro de circulação dos ônibus.
É importante ressaltar que também não sou contra o “Projeto Ruas do Povo.” Pelo contrário, acredito que foi uma grande sacada do governador. Mas, não sou obrigado a concordar com o modo que está sendo executada.
Pra finalizar, se eu tivesse que escolher entre 2cm a 3cm (DOIS A TRÊS CENTÍMETROS) de capa asfáltica e o tijolo de 5 a 7cm de espessura, escolheria com certeza o tijolo. Pelo menos teria um pavimento por muitos anos e não oneraria os cofres públicos com manutenção freqüente dessa "ruas fraquinhas". Espero que o governador dê uma volta por cima e faça diferente nos “ramais do povo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.