segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ROSANA É EMPOSSADA PRESIDENTE DO SINTEAC AOS TRANCOS E BARRANCOS

ROSANA DA CUT É EMPOSSADA AOS TRANCOS E BARRANCOS NO SINTEAC

Ontem, dia 02 de setembro, Rosana foi empossada presidenta do SINTEAC. Ás pressas, o presidente da Comissão Eleitoral agilizou a papelada que faltava para empossar a candidata declarada vencedora de acordo com seu entendimento. 
Ao que tudo indica os articuladores da campanha acharam por bem antecipar a posse, tendo em vista o ensaio de uma assembléia para destituir a Comissão Eleitoral e anular a eleição dia 04 de setembro. Pra entender essa eleição envolta por indícios de fraudes, vejamos alguns fatos intrigantes:

1 – Rapidez no processo eleitoral, com pouco tempo de campanha, para dar cobertura escolas de zona rural e urbana de todo o Estado nos 3 turnos, considerando professores que estão na sala de aula, outros de folga e uma parte afastados (incluindo os aposentados);
2 – Participação das diretorias dos núcleos municipais na composição das mesas ou apenas presentes no complexo fazendo boca de urna, como ocorrera em Epitaciolândia em favor da chapa 4, quando era dito para os votantes: “não se esqueçam de votar na nossa candidata. 2+2 é?”. 
3 – Mesmo sendo acordado que ninguém poderia usar camisas com estampas dos candidatos, nada impediu que a candidata Rosana quebrasse esse pacto e de brinde ainda participou de um programa de televisão na manhã de quinta feira, dia da eleição, quando nada de campanha era mais permitido;
4 – A tecnologia brasileira de eleições com urnas eletrônicas não chegou aqui neste recanto da Amazônia
ocidental para auxiliar o SINTEAC. O TRE já cedeu urnas Brasil afora para OAB, prévias do PT em Recife, além de emprestar urnas para outros países e surpreendentemente, até pra eleições de bairros. Porque não houve articulação para fazer a eleição do SINTEAC com menor grau de fraude usando urna eletrônica?
5 – Como pode urnas convencionais usarem “lacre de fita adesiva” transparente sem os usuais lacres de papel
com as assinaturas dos mesários? Assim não dá! Isso é no mínimo zombar do bom senso do professor. Mas...os observadores ou articuladores das chapas deixaram o processo se desenrolar assim, fazer o que? Ficou parecendo eleições do Afeganistão, Iraque e Egito. Ai é querer testar a honestidade dos envolvidos em eleição no limite máximo. E pra isso, trapaceiros de carteirinha é que não faltam pra tentar ganhar a eleição no tapetão;
6 – Os partidários é que estavam trazendo as urnas debaixo do braço sem acompanhamento de fiscais, como foi constatado nas primeiras horas no colégio acreano. O Sr. Uchoa com sua camisa do PC do B chegou sozinho com uma urna no Colégio Acreano. Mesmo tendo sido advertido pelo Presidente da Comissão, Augusto Rosas, pediu para que o mesmo entregasse a urna aos mesários do recinto. Mas ele não foi o único que trouxe as urnas sozinhas. Ainda que estes demonstrassem seu lado “isento e colaborativo”, não se pode dizer que este procedimento esteja correto.

7 – O que fazia um representante do governo (SEEE) como Presidente da Comissão? Não era segredo que sua família era simpatizante da Rosana, sob orientação da Rita Paro. Isso é lamentável! Mesmo com inúmeras irregularidades, nada fazia para impedir ou anular o processo. 

8 - O Presidente da Comissão não acatou nenhuma solicitação dos reclamantes, se tornando omisso e tendencioso ao processo eleitoral;
9 - Como pode com 3 urnas reaparecerem 12 horas depois de terem sido dada por encerrada as eleições e o presidente considerar isto normal? E a urna encontrada no lixo do Colégio Acriano?
10 - Se a posse estava prevista para dia 05 de setembro porque se apressaram em empossa-la aos trancos e barrancos na segunda feira? 
11 - Como pode ser eleita a pessoa que mais denegriu a imagem dos professores e esteve o tempo todo se posicionando pró governo na greve? Será que a gente merece ser humilhado e ainda agraciar o agressor como representante máximo de nossa categoria? Onde está o lado formador de opinião de toda a categoria?
12 - O que devo dizer para meus alunos? Façam o que eu digo,mas não façam o que eu faço? Ficou extremamente difícil tamanha rejeição e uma vitória tão folgada. Desse jeito qualquer vaca vai pro brejo!

Enfim, o que estou questionando não representa nada diante de tantos outros fatos que mais uma vez na história das eleições do SINTEAC colocam o pleito sob suspeição. Com tanta confusão e indícios de fraudes, só reforça a falta de credibilidade da entidade com a categoria e motivos não faltam pra gente ser desrespeitado por qualquer governo. Aliás, a entidade virou apenas um apêndice do governo há algum tempo. Uma categoria de professores que não se entende e apresenta um grau de “desorganização”, só favorece ficar na sola do sapato do patrão, infelizmente. Espero que um dia isso mude de verdade com alguém de perfil confiável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.