sexta-feira, 2 de julho de 2010

Saudades do Grupo Escolar - GEGV

fonte: ibge - dec. 50

O Grupo Escolar Getúlio Vargas, na av. Prefeito Rolando Moreira foi um colégio que representou toda uma história dos cidadãos de Brasiléia no passado. Esses arcos da arquitetura tinham múltiplas finalidades: Sentar-se nele para refrescar-se e olhar o movimento em frente o "babicuara" ou  num descuido dos inspetores, pular e sumir do mapa; Nessa esquina do prédio, por muitos anos esteve com um ponto de venda de tacacá e broa (delícia) a Srª Sebastiana, moradora da rua da encrenca.
Ao fundo deste prédio (onde se vê os pés de açaí) havia um pé de jaca e por trás dela uma quadra de futebol e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia, fundado por Elias Rozendo e um grupo de trabalhadores em 1975.
Nesta dita jaqueira, por muitas vezes já nos fins da década de 80, quando a mesma dava sinais de tombamento, muitas crianças e adolescente brincaram do "derruba" nela (brincadeira que consistia em subir em seu tronco e travar uma lutar de braços para derrubar o outro).
Nas laterais da escola (lado com o banacre - hoje prefeitura) e frente com a casa do saudoso Chico Dino, também era travado a brincadeira do derruba sob as aparas do baldame exposto (largura de um tijolo).
Nesta foto, nos faz crer que havia algum tipo de festividade no período pela forma de vestimenta de uma jovem.
Na atualidade o espaço tem sido preparado para expor as riquezas históricas do município do ponto de vista literário e até arqueológico.
foto: Disponível em: < http://brasileia100anos2.blogspot.com > acessado dia 02/07/10
                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.