sexta-feira, 2 de julho de 2010

Histórico de Brasiléia

 
Fonte da foto: pista.blogtv.uol.com.br/.../brasileia.jpg


Fundado na Região do Alto Acre, o município de Brasileia foi instalado de frente à cidade boliviana de Cobija, em um período logo após a Revolução Acreana, que começou a definir não só os limites, como a identidade cultural acreana. Talvez por isso lutas por posse de terras e disputas políticas marcaram os primeiros anos dessa terra, que na ocasião podia ser considerada tão afastada da capital quanto o Vale do Juruá.

Brasília, como era o nome de batismo dessa terra, foi considerada vila até 1938, quando o presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Lei nº968, de 21 de dezembro daquele ano, fez a elevação ao status de município. Seis anos depois nova mudança, desta vez no nome da cidade, que passou a ser chamada definitivamente de Brasileia.

Uma terra que, a exemplo de todo o território acreano, tem histórias peculiares de confrontos por terra. Foi o lugar onde surgiu o sindicalista Wilson Pinheiro, precursor dos ‘empates’ e da luta pelos direitos dos trabalhadores rurais. Esses conflitos, porém, parecem ter apenas aguçado a vontade dos brasileenses em prosperar.

A região possui cerca de 20 mil habitantes e é hoje uma das que mais cresce no Estado, com investimentos em industrialização e a criação de grandes expectativas com a possibilidade de instalação de uma Zona de Livre Comércio no local.

fonte: Disponível em: < http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=6326 > acessado dia 02/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.