sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasiléia, "O perigo mora na fronteira" de.

Potencial de produção de cocaína na Bolívia cresceu 50% desde 2007Morales expulsou no ano de 2008, o embaixador americano da cidade de La Paz, sob acusação de supostos envolvimento com grupos que conspiram contra seu governo

Cocaína pura é vendida em vários pontos do paísO potencial de produção de cocaína na Bolívia teve um crescimento de 50% desde 2007. A causa seria a permissividade oficial, advertiu nesta segunda-feira (01), o Estados Unidos da América em seu informe oficial sobre o narcotráfico.

“O Governo da Bolívia como política, tem permitido o crescimento da produção da coca legal de acordo com sua lei interna, indo contrario às convenções internacionais que o País havia firmado”, disse o Departamento de Estado americano.

Como resultado, a produção coca aumentou cerca de 10% em 2009 e o potencial de produção passou de 130 toneladas em 2007, para 195 em 2009, segundo o texto. Complementa dizendo que o governo de Evo Morales reduziu a luta contra o narcotráfico e ao tráfico de drogas, recordando que está de pé, um “significativo programa de ajuda antinarcóticos” para o País andino.

Morales expulsou no ano de 2008, o embaixador americano da cidade de La Paz, sob acusação de supostos envolvimento com grupos que conspiram contra seu governo, e como conseqüência, Washington fez o mesmo.

La Paz também cessou unilateralmente este ano, as atividades da Agência Antinarcóticos Norteamericana (DEAS). Mesmo assim, Estado Unidos mantém uma colaboração de baixo nível com o governo do líder esquerdista, com intercambio de informação.

Em 2009, ambos os países realizaram mesa de diálogo para reatar a relação, mas não obteve resultados positivos. “Estados Unidos se mantém disposto a trabalhar com a Bolívia para que melhore seus resultados de combate antinarcóticos”, assegurou o Departamento de Estado.

fonte: Disponível em: < http://www.contilnet.com.br/Conteudo.aspx?ConteudoID=4032 > acessado dia 02/07/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.