sábado, 8 de março de 2014

RIO MADEIRA: UM IMPACTO SOCIOAMBIENTAL SEM PRECEDENTES - PARTE I

Já enfrentamos nos últimos dias enormes filas nos postos de gasolina e outras enormes filas nos postos de venda de gás de cozinha. Mas, na atualidade nos grandes postos de gasolina da cidade não se encontra mais nem gasolina e nem gás. E não se anime quando anunciam na TV que está chegando alguns caminhões de combustíveis. Eles chegam pela manhã e entre 2 e 4 horas acaba tudo. Soma-se a isso a escassez de alguns alimentos nas prateleiras e a supervalorização dos produtos hortifrutigranjeiros. EXISTE UMA CORRERIA DESENFREADA DE PESSOAS ESTOCANDO SUPRIMENTOS DE PRIMEIRA NECESSIDADE PARA ENFRENTAR O PIOR.  

Se for pra falar no pior, que tal a ameaça de corte de transmissão de energia que viraria um caos para o comércio, hospitais, banco de sangue, UTI´s, etc.? Há quem diga: é só voltar para as termelétricas. E o uso do óleo diesel? E o tempo das usinas paradas sem manutenção? É um beco sem saída mesmo... E, em meio a propaganda de que o governo está fazendo algo para minimizar o problema, a burocracia joga tudo por terra ao complicar a liberação de caminhões que chegam ao Estado.

E, por fim, certo "Senador petista exige explicações sobre cheias e hidrelétricas na Amazônia". (ORB nº 10.824). O que ele deveria  pedir explicações é até quando vamos deixar de ter apenas um acesso para o resto do Brasil. Quando é mesmo que a interoceânica vai interligar mesmo o mercado consumidor do Acre e Peru? Cadê os recursos minerais que compraríamos do vizinho? E as azeitonas pretas? e os peixes da costa marítima? E os cereais de várias espécies? E as trocas culturais mais intensas? Ficou só na promessa de campanha? Bem que o projeto da Frente poderia e deveria responder isso né! E, se foi só uma propaganda enganosa, só lamento... Todos nós estamos pagando um preço caro com risco de sofrermos todos os anos ou em ciclos periódicos o mesmo problema. Eu sei que nessas horas é importante ser otimista, mas prefiro nesta situação ser realista. QUE DEUS PROTEJA A TODOS OS MORADORES EM ÁREAS DE RISCO DA BACIA DO MADEIRA QUE ATÉ O MOMENTO NÃO FORAM REMOVIDAS POR MOTIVO DE SEGURANÇA PREVENTIVA POR IRRESPONSABILIDADE DO GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.