quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

THE MYSTERY OF THE LARVAE IN HOSPITAL FOOD REMAINS UNSOLVED

ALGUÉM TEM NOTÍCIA DO INQUÉRITO DO TAPURÚ NO MARMITEX?

Noticiou o G1.com dia 18 de novembro de 2013:

 "Após a denúncia de uma paciente do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas do Acre que diz ter encontrado larvas de moscas nos frangos das marmitas servidas na unidade, na última sexta-feira (15), a Polícia Civil do estado instaurou inquérito para apurar o caso. O Ministério Público do Estado (MP-AC), por meio da promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, também instaurou procedimento para apurar os fatos. No local, foi realizada perícia e o material recolhido passa por análise laboratorial."
Pois bem, pelo que se noticiou em vários veículos de comunicação, Secretaria de Saúde (comprometeu-se em instaurar processo administrativo); Secretaria de Segurança (investigação); Ministério Público (instaurou procedimentos investigativos); Soma-se  a isso o comprometimento  das autoridades do Poder Executivo irritadas com a "saia curta" de identificar os responsáveis pelo escândalo. E cadê esse pessoal todo hein? Se houve uma suposta sabotagem quem foi que sabotou? Se a comida é feita no próprio Hospital de Clínicas, quem estaria com este criadouro de larvas em casa para colocar nas marmitas? Se a cozinha é um local higiênico segundo a Secretária e de restrita entrada dos cozinheiros, quem poderia ter sabotado? Teria possibilidade de alguém de fora ter ido colocar as larvas na comida? Se isso aconteceu a quem cabe a responsabilidade da entrada de pessoas estranhas ao ambiente? É improvável que ocorram falhas de cuidados na cozinha? A comida era do mesmo dia que fora servida? As panelas são fechadas corretamente? Você sabia que uma varejeira põe os ovos na borda da panela e as larvas eclodem e entram em pequenos espaços da panela? Se os cozinheiros serviram as marmitas no mesmo dia não perceberam tamanhos tapurus se movendo na carne? E quem teria interesse de fazer tamanha barbaridade contra pessoas debilitadas de saúde? são esses e muitos outros questionamentos que as autoridades precisam vir a público fazer os devidos esclarecimentos.

Detalhe: não precisa ser especialista em causas periciais pra dizer que em menos de 30 dias já é possível apresentar um laudo sobre a origem dos tapurus. Ou seja, pelo tamanho é possível identificar quanto tempo eles precisariam pra se desenvolver e a idade aproximada da larva. Não adianta inventar desculpas, isso é o mínimo que até um estudante pesquisando consegue essa análise biológica  na internet. Agora quem pode ser o culpado voluntário ou involuntariamente já é outro departamento. Mas porque sobre o assunto num se fala mais?

Faltam poucos dias para completar 3 meses sobre o caso da larva no marmitex e até agora nada!! A sociedade tem o direito de saber a verdade sobre os fatos doa a quem doer. Cade o Secretário explica tudo que desmente fatos e boatos das vítimas?
Será que ainda estão investigando as hipóteses? Ou as respostas encontradas não agradam aos gestores e preferem não divulgar para a sociedade?

Por todo o constrangimento ocorrido que humilharam os repórteres que fizeram a matéria, deveriam pelo menos provar por A mais B de forma isenta de que se tratava de "armação" ou "falha humana" (que todos estamos suscetíveis) dos procedimentos na cozinha industrial do complexo. 

Infelizmente, enquanto o poder  que era pra ser público deixa de esclarecer uma informação pública, nos resta apenas contribuir com uma enquete pra ver se você está bem de chutômetro:

Marque você mesmo a alternativa que poderá levar a "pizza" o caso:

a) a culpa seria dos marmitex que abrigaram os tapurus?
b) a culpa é do tapuru! O que ele tinha de entrar no marmitex?
c) a culpa é de quem viu o tapuru? Poderiam ter comido sem dizer nada pra ninguém...
d) a culpa é da varejeira que bota os ovos e a bucha fica pra larva que eclode e é pega no flagrante;
e) a culpa será sempre dos jornalistas que andam atrás de notícias "não autorizadas";


Disponível em: < http://m.g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/11/policia-e-mp-apuram-larvas-achadas-em-marmita-de-hospital-no-ac.html

Disponível em: http://www.acrealerta.com/index.php/capa/menu/ultimas-noticias/acusada-de-mentirosa,-jornalista-passa-mal-ao-depor-sobre-tapurus-em-comida-de-hospital-no-acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.