quinta-feira, 7 de março de 2013

INTERNATIONAL WOMEN'S DAY AND MARINA SILVA - ACRE - BRAZIL


 DIA INTERNACIONAL DA MULHER E MARINA SILVA 




 Este parece ser o ano de Marina Silva. Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, ela que já foi candidata a presidenta da República em 2010, agora mais uma vez desponta no cenário nacional em 2013. Quero destacar a criação em 16 de fevereiro de uma agremiação política denominada "REDE SUSTENTABILIDADE" na qual ela é uma das fundadoras. 


E, dentre tantas entrevistas, quero usar um recorte do G1.com e de uma revista, para aproveitar algumas frases de impacto (ou pérolas) que a acriana tem proferido em entrevistas desde que foi candidata até agora em que é presidenciável para 2014, muitas vezes para fugir da pressão da imprensa que tenta entender qual sua tendência, visto que tem suas origens no PT, com passagem relâmpago pelo PV:
"Não somos oposição nem situação a Dilma (...) Precisamos de pessoas que tenham posição formada. Se a presidente Dilma fizer algo bom pelo Brasil, nossa posição será favorável. Se fizer algo contra o Código Florestal, nossa posição será contrária", disse. (http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/02/novo-partido-de-marina-silva-vai-se-chamar-rede-sustentabilidade.html)
Também, recentemente, em prova aplicada pela National Geografic - Fase Regional, dia 2 de março de 2013, foi contemplada com uma citação da revista nº 146, maio de 2012, pag. 49 - "O ideal de vida de Marina", em que os alunos tinham que interpretar um recorte de sua entrevista, na qual aborda o papel da mulher na sociedade atual:
"Em séculos as mulheres aprenderam a fazer tudo o que os homens fazem1, depois de milhares de anos consideradas incapazes. Hoje, já nem me preocupo tanto com o que as mulheres brasileiras são capazes, mas em como fazer para que os homens aprendam com elas2 para que não tenhamos novos desequilíbrios no futuro3. Por outro lado, nem sempre os avanços legais são reais4. Se, no passado, as pioneiras [...] queriam a diminuição na jornada e a igualdade salarial, hoje essa equiparação ainda não aconteceu para grande parte das mulheres5 - que recebem 25% menos nos mesmos cargos ocupados pelos homens. Muitas ainda perdem o emprego em função da maternidade.6 Sem falar da violência contra elas7. [...] É possível buscar igualdade na diferença8 e dar atenção à contribuição feminina9, com sua maneira de ver e sentir o mundo".10
 
Com base nas referências acima citadas, vejamos cada ponto:
 1. ...as mulheres aprenderam a fazer tudo o que os homens fazem...1 Com uma ressalva importante: que além de fazerem tudo (desde que queiram) o que os homens fazem, o fazem com responsabilidade e competência. Seja no volante de um ônibus ou em uma máquina pesada da Indústria de mineração, não há mais espaço para a excusa da presença das mulheres, porque não se trata de casos isolados como antigamente. Agora os homens tem de "engolir" desde as motoristas de ônibus (senão fica no ponto até vir outro) até a presidenta da república que comanda homens e mulheres.
2. "...como fazer para que os homens aprendam com elas..."Aqui cabe lembrar um dos exemplos clássicos que os homens tem aprendido ( ou pelo menos eram para aprender), principalmente no papel de liderança das mulheres, é que nem tudo se resolve com a violência ou intolerência, mas com o diálogo, respeito e competência de mediar conflitos por exemplo.
3. "...que não tenhamos novos desequilíbrios no futuro..."3 Esta é uma linha de pensamento importante, onde as decisões dos movimentos feministas devem ser sábias e oportunas na busca de novas conquistas e das garantias de seus direitos  que possibilitem no futuro uma equidade dos gêneros. Discurso semelhante que Dilma defendeu em sua oratória em cadeia nacional, dia 8.
 4 - 6 . "... nem sempre os avanços legais são reais..."Eis ai um grande problemas que preocupa toda socieade. A necessidade de uma busca constante por melhorias concretas. Uma coisa é ter acesso ao trabalho, outra é ter as condições salariais igualitárias e o respeito devido no trabalho e quais as condições impostas para entrar nele e permanecer nele (aversão a mulheres com indícios de gravidez por exemplo) , além do assédio patronal ainda presente nas empresas.
7-10. "...É possível buscar igualdade na diferença..."8 É essa diferença, que do ponto de vista das habilidades, não existe e, portanto, não há  motivo para a indiferença a não ser por interesses economicistas, grosseiros e interesseiros da parte do sexo oposto.

Mas, por outro lado, se pensassemos a longo prazo na superação de todos os entraves que fazem das mulheres ainda um ser social discutível por muitos, de que adiantaria se em casa continuarem a permanecerem os espancamentos e as ofensas verbais e morais? De nada adiantará todas essas conquistas. Afinal, a felicidade é uma condição essencial para todas , que vai desde a oportunidade de trabalho ao respeito pelo companheiro em casa. O homem não deve espera que a mulher deva carregar 50 kg como ele o faz, mas entender como aproveitar dela, os 15 kg ou 20 kg que ela pode carregar. Como ouvir a opinião e ter a ombridade de aceitar e mudar quando necessário os rumos de uma situação. Até porque, liderar em casa não é ser autoritário e violento, mas saber compartilhar e fazer valer as juras de amor feitas antes do casamento até o fim. Sem falar que em muitos lares a chefe da família segundo o IBGE são mulheres que muitos homens entram em seus lares sem nada e ainda querem botar banca.

E é pela fibra, coragem e o lado humano de cada mulher que tenho contato desde que nasci é que homenageio todas as mulheres com as dez liçoes inteligentes de Marina Silva para nossa ampla reflexão em todas as áreas do conhecimento, sabendo que a cada ano é preciso melhorar muito a condição das mulheres, principalmente no quesito respeito na relação mulher e seus companheiros (atores principais da violência doméstica) e da "discriminação social  branca" presente em todo o seio da sociedade: desde a mãe que cria mal criado o filho até as relações sociais do bairro; do trabalho; da igreja e demais setores da sociedade. A luta deve continuar!

Parabéns para todas as mulheres! Parabéns para minha esposa Francilene Amaral; minha mãe Maria Torres, minhas irmãs: Raquel e Auriana e também minha sogra Fátima Bardales. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.