sexta-feira, 8 de março de 2013

A PARALISIA DO TRÂNSITO DA CAPITAL

TRÂNSITO DE RIO BRANCO ENGESSADO


Amanhã, dia 09.03.2013, começa uma verdadeira "pertubação" para os condutores de veículos. Não sou totalmente contra o uso de radares, mas não concordo que as mínimas de velocidades sejam tão baixas como adotaram. Parece até brincadeira o que fizeram ao escolherem avenidas importantes de GRANDE CIRCULAÇÃO de trabalhadores na semana, usando como limite de velocidade 30km/h e 40km/h. Não pense que sou a favor da alta velocidade e da imprudência. Até porque fazer isso em horário de "rush" é praticamente impossível. Mas engessar ainda mais as vias públicas de circulação importantes com essa medida é um absurdo!
Quer dizer então que nós, profissionais que trabalhamos longe de casa entre 8 km ou mais, tendo um intervalo abusivo de uma hora e meia para: almoçar, descansar (15min) e voltar para a lida, vamos ter que ser arrastados por um jumento e desligar o motor para não sermos multados? Ou vamos ter que comprar um kit de sobrevivência para se instalar definitivo no setor de trabalho (colchão inflável, fogão elétrico, alimentos enlatados ,etc)?
Porque o governo num aciona estas máquinas de encher seus cofres públicos somente de sexta a segunda e nas madrugadas para penalizar os cachaceiros e drogados que tiram vidas inocentes?
Tem coisas que aparecem para estressar ainda mais este trânsito cáotico, tipo:
1 - Existem placas de sinalização que são diferentes de um poste para outro num intervalo de 60m;
2 - No chão está pintado 50 Km/h e em postes em posição pouco visíveis - placas de 40km;
3 - O que justifica uma placa de 30km/h ou 40 km/h numa avenida expressa sem escolas ou hospitais ou outroa orgãos de circulação de pessoas?
4 - Porque num adotam semáforos digitais com indicadores numéricos em todos os lugares? O sinal verde mau abre no Juventus e logo fecha. Se não passar..., fica em cima da faixa e é multado. Se seguir é multado por infração de sinal.
5 - Pra que radares numa curva com ladeira como ocorre na Av. Getúlio Vargas sentido Xavier Maia, próximo do Sucatão? É pra pegar o motorista de surpresa não é?
Gostaria que o poder público pensasse no melhor para o trânsito e não tão somente "encher os cofres" com o sacrifício do trabalhador que ganha dinheiro às duras penas.
Será que os radares resolvem os acidentes mesmo? Pra quem tem dinheiro e influência, radar eletrônico nem é motivo de temor. Não influi nem contribui. Estes num tão nem ae pra estas geringonças de gerar divisas. Quem é usuário de entorpecentes nem percebe onde elas estão. Afinal, mau enxergam a pista de retorno pra casa.
O DETRAN ainda se passa de "joaozinho sem braço" com seus 60 dias de tolerância. Como quem diz: "pegou multa por que quis, bem que foi avisado". Mas não se trata de avisar ou deixar de avisar. "É a estratégia atual que é abusiva". O governo tem que pensar na dinâmica do movimento do espaço: trabalho, retorno de estudantes, de negociantes e toda uma paisagem em movimento que precisa de resposta imediata. Pra uma cidade que cresce, estamos a mil anos luz das capitais do país que a mobilidade é complexa mais existe também um complexo de rede arteriais superficiais; submersas e suspensas.
Então, quando voltamos para a situação local e a realidade do motorista, veja o que geralmente acontece: Quando reduzimos para 50km/h ou 60km/h far-se-a com maior facilidade. Mas quando é menos do que isso, o carro praticamente para. Ai me sinto um cidadão sendo atrapalhado no exercício de minhas obrigações por uma estrátégia equivocada de uma autarquia governamental.
A saída não é engessar a cidade que tem ruas estreitas, frota com mais de 100 mil carros com milhares de placas de proibições pra todos os lados que nos movemos. O poder público precisa agilizar como já fez antes em ações de reformulação da Av.Antônio da Rocha Viana e Av. Ceará. O que notamos é que a inserção de novos carros na praça está num ritmo mais acelerado do que as melhorias de infra- estrutura na cidade. Não basta apenas ficar ano a ano criando restrições em certas vias até que num encontre uma resolução definitiva para o problema de estrangulamento de nossa vias públicas. Já basta os 5 meses que nós brasileiros trabalhamos para o Estado - nação. Diga NÃO ao engessamento das avenidas públicas e Rio Branco e SIM para alternativas que garantam a boa circulação e segurança de pedestres, motociclistas e ciclistas.



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