quinta-feira, 20 de junho de 2013

PROTESTS AND VIOLENCE IN BRAZIL


PROTESTOS NO BRASIL: OS PODERES CONSTITUÍDOS FORAM HUMILHADOS PELO GIGANTE ADORMECIDO

O ano de 2013 vai ser lembrado pelos poderes constituídos como uma fase de extrema instabilidade nas ruas e risco iminente de uma Revolução Pacífica fugir ao controle do Poder Central. Vai ser lembrado na história das Copas das Confederações, o país que era sede e que por conta da onda de manifestos da população, deixou esta competição esvaziada em sua importância.Passou a ficar em segundo plano para os brasileiro que resolveram protestar contra tantos gastos para alimentar as exigências  do padrão FIFA às custas do dinheiro público sem garantir nada de legado muito importante pós copa.
Será o ano lembrado em que prefeitura da maior cidade do Brasil foi atacada; que a o palácio do governo foi atacado; que Brasília Capital Federal, foi sitiada e o Itamaraty invadido e incendiado parte de suas dependências.
Até o dia 20, mais de 120 cidades faziam manifestações e ainda há previsões que em algumas capitais elas se estendam até sábado. Até onde vai isso ninguém sabe. Mas o que se sabe de fato é que esta insurgência pode pela primeira vez mudar o comportamento dos eleitores em relação aos políticos nas eleições e a Copa do Mundo de 2014. O que pode acontecer, nem eu nenhum gringo tem idéia. Mas acho que vamos ver imagens do filme "Demolition - man" no mundo real.
O povo rico e abastado que vem para assistir a copa, com poucas exceções de pobres que se esforçaram para estar lá ou foram sorteados em promoções e a grande maioria sofredora fora se confrontando com as forças dos estratos superiores. Veremos muitas cenas que nunca gostaríamos de ver,mas dificilmente serão evitadas. A copa num mundo de problemas em que muitos empobreceram nos EUA e na Europa, é tão supérflua quanto comprar jóias tendo pouco dinheiro. E é tão insignificante hoje, quanto foi para a Europa pós Segunda Guerra Mundial. Que Deus nos ilumine e nos ajude a encontrar uma saída para mudanças profundas para o Brasil e para o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu interesse de trocar idéias comigo.